Olá! Me chamo Luís e você? Seja muito bem vindo, aqui neste singelo espaço, você encontrará várias histórias e lendas, antigas e atuais da nossa bela Laguna





Foto: Elvis Palma | A tradição da pesca artesanal (Molhes da Barra)

12 de abril de 2015

21 - Mãe, eu quero a TV Eldorado

Sede e Torre de Transmissão da TV Eldorado, nos anos 70. (Arquivo Histórico de Criciúma)
Lá no início do blog, falei sobre a chegada da televisão em Laguna, e hoje retorno mais uma vez ao tema Televisão . Quando entrei no Arquivo Público Municipal, indo direto aos exemplares do jornal O Renovador, dos primeiros cinco anos da década de 1980, achei relatos de uma grande "batalha" para trazer os sinais da primeira emissora de televisão do sul catarinense, a TV Eldorado  Canal 09, de Criciúma até Laguna, onde não havia repetidora, ainda. E, fazendo uma completa resenha dos artigos publicados no valente periódico, faço uma revisitação à essa história, que você pode conhecer logo após o top de cinco segundos...

A caixa mágica chegou ao sul catarinense lá nos idos de 1964, torres de microondas, sinais fracos, chuviscos, fantasmas e, as vezes a imagem de uma novela ou de um telejornal aparecia na tela, assim era a televisão em seus primeiros anos no solo barriga-verde, com os sinais da TV Piratini e Gaúcha.

Passados dez anos, em 1974, o radialista Antônio Luiz (in memorian), da Rádio Eldorado, formula à direção da emissora a ideia de criação de uma emissora televisiva, mas aos olhos do Ministério das Comunicações isto era impossível, pois a cidade não estava no Plano de Distribuição de Canais, na região carbonífera, apenas Siderópolis tinha possibilidade de ter um canal, o 02, que recebeu o nome de TV Cultura, mas nunca transmitiu. Após algumas visitas do então DENTEL - Departamento Nacional de Telecomunicações à Criciúma, é que se tornou viável a instalação da emissora, sendo assim, afiliada à Rede Bandeirantes, entrava no ar em 10 de outubro de 1978, na fase de testes o canal 09 - TV Eldorado, que estreou oficialmente em janeiro do ano seguinte, como uma das mais modernas emissoras da região sul e uma das primeiras à transmitir e receber programação via-satélite no Brasil.


Ao passo de que em Criciúma se inaugurava uma televisão, em Laguna se abria um jornal era O Renovador (cuja história ainda contarei), que saía semanalmente às bancas estreando em 29 de maio de 1979.

O lema do pequeno, porém valente periódico era ser o ''defensor das causas da Laguna'', e, foi bravamente que, em 26 de julho de 1980, começou a iniciar a campanha para trazer o sinais da emissora criciumense para a cidade juliana, a manchete de capa trazia uma entrevista com o funcionário da estação Odilon Silveira Caetano, dizia que havia um forte "interesse da direção deste canal no sentido de levar à Laguna as suas imagens", e ainda falava a matéria, que o povo estava cansado das promessas feitas que em nada se concretizavam. Tanto eco fez a reportagem que apareceram movimentações na sociedade local como o então presidente do Rotary Club Juliana, Édilo Kfouri que prometia ir de "mangas arregaçadas" e o deputado gaúcho Celso Testa (in memorian) que prometia interferir em favor da nossa cidade para que o DENTEL agilizasse os processos de autorização para instalação de equipamentos. Em sua coluna 'Contraponto', o jornalista Márcio M. Carneiro, apontava "(...) a verdade é que não é há nenhum interesse comercial dos 3 canais. Em Laguna, quem anuncia na TV? (...)".

(Arquivo do blog / Casa Candemil)
Faltando apenas alguns meses para o fim de 1980, o jornal passou a dedicar linhas para "convencer" a TV Cultura, de Florianópolis (então componente da RCTV - Rede Catarinense) à mandar técnicos para arrumarem os equipamentos da repetidora lagunense, o apelo só foi atendido após passar mais de um mês e, quando o sinal da florianopolitana voltou... A reclamação foi ainda maior, a qualidade era precária, o sinal vinha fraco, mesmo assim quando o cenário parecia que não mudaria, uma notícia surgiu para agradar a todos, uma nota dizia que a repetidora da TV Eldorado, seria finalmente instalada em dezembro, logo mais surgiu o prazo: 15 ou 25 dezembro, segundo um dos dirigentes do Grupo Freitas, Evaldo Stopassoli. Papai noel veio, passou, e a repetidora não chegou...

A televisão do lagunense sintonizava apenas dois canais quando o ano de 1981 iniciou, era o canal 6 (TV Cultura) e o canal 12 (TV Catarinense), chegava a população a notícia de que o canal 9 criciumense já havia expandido seu sinal por todo norte e oeste catarinense, e a pergunta que se fazia era: e a Laguna? Não ganha um novo canal?. Há quem especulasse que a emissora iria instalar sua torre no alto do Morro das Laranjeiras  melhorando assim também a imagem em Tubarão (SC)  e que estavam apenas aguardando autorização do DENTEL, porém a instalação foi feita no Morro da Glória.

Com tantas informações, a novela que parecia caminhar para mais um episódio das reivindicações não atendidas da cidade de Laguna, ganha uma reviravolta quando a coluna Enfoque, da edição de 14 de março, anunciava em primeira mão que o DENTEL, atendendo  finalmente  à solicitação feita pela Prefeitura Municipal e pela direção da TV Eldorado, assinou a portaria 0431/81 que autorizava a retransmissão de imagens daquele canal em Laguna, pelo canal 03, este era um dos últimos requisitos para que finalmente o sinal chegasse à cidade. Para completar, na semana seguinte, o gerente da emissora em Florianópolis, Ariovaldo Huáscar Machado (in memorian), veio à Cidade Juliana para lançar o novo prazo de instalação: 30 ou 40 dias no máximo... e agora José, será que vem?

Mas o prazo expirou e, mais uma vez, O Renovador ia reclamando da demora, vale lembrar que a pequena emissora fazia parte de uma rede de rádio e televisão em expansão, e, que todos os equipamentos eram importados e demoravam à vir. A prioridade máxima não era só instalar as retransmissoras do canal 09, como também aparelhar as estações radiofônicas  nestas inclui a nossa Difusora. 

Seria um milagre do nosso padroeiro? Colunas Sociais que foram publicadas um pouco antes das festividades à Santo Antônio, informavam que a instalação da torre retransmissora seria no dia 10 de junho e, que na ocasião uma equipe iria filmar a Festa de Santo Antônio dos Anjos. Mas nada chegava no Canal 03, até que surgiu - finalmente - um prazo que parecia ser cumprido, depois de tantas idas e vindas: o dia 25 de junho de 1981.


E assim foi feito, numa bela quinta feira, com imagens que poderiam chegar - por questões técnicas - pelos canais 02 e 03, as antenas lagunenses ganhavam mais um sinal para captar, comemorações não faltavam, não só por parte da população local, mas também por parte da direção do canal 09, que dizia que assim como em Florianópolis e em Joinville, eles iriam liderar em Laguna também. Para comemorar ainda, uma equipe de reportagem chefiada pelo diretor Antônio Luiz esteve na cidade gravando um especial (será que a fita ainda existe?) que foi exibido no dia 29 de julho, no "aniversário de Laguna", para todo o estado.

Porém nem tudo foi festa, houve alguns descontentamentos, por que o canal 03, estaria interferindo nas outras duas retransmissoras existentes aqui, o diretor-geral da TV Eldorado em Criciúma, enviou nota onde ele explicava que a torre e seus equipamentos de transmissão estavam bem instalados e, que a emissora não procurava prejudicar suas concorrentes e o telespectador, apontando ainda que o problema das "interferências" poderia estar nos equipamentos das outras torres. Paralelo à isso, houve um movimento de comerciantes locais que 'correram' para anunciar no novo meio de comunicação, tanto que os contratos, em 1983, chegaram à cifra de 2 milhões de cruzados, e assim foi durante muitos e muitos anos, com a Eldorado sempre liderando no ibope em muitos momentos

Para encerrar toda esta história, é preciso contar alguns fatos que aconteceram passados alguns anos depois. Em 1982, a TV Cultura, de Florianópolis, foi adquirida pela TV Eldorado, a emissora da capital possuía grande audiência por priorizar a programação esportiva (mesmo que às vezes deixasse de exibir jogos) e a criciumense possuía grande foco jornalístico, as duas e mais as rádios se uniram numa cadeia estadual, criando a Rede de Comunicações Eldorado - RCE. Mas tamanha audiência e prestígio não conseguiram impedir a divisão de todas as empresas do grupo no ano de 1995, quando foram vendidas, a emissora criciumense passava a integrar a RBS.  No seletor de canais lagunenses, o canal 03, hoje em dia é ocupado pelo SBT Santa Catarina, e pertence (a concessão) ao grupo SCC, desde o final da década de 90. E a RBS TV Criciúma (ex-Eldorado) transmite seu sinal em Laguna, pelo canal 08.

Frame de vinheta da RCE TV no final dos anos 80. (Acervo/RBS TV)

Agradecimentos

À Marcio Carneiro (por meio de sua filha Letícia) e Agilmar Machado, que cederam alguns minutinhos de seu tempo e colaboraram gentilmente com um ou outro detalhe desta história. E também para a professora Andréa Matos Pereira, que auxiliou na correção de alguns pontos da história, e à Ana Christina, Carla Freitas e Evilym Cardoso que leram-na antes de ser publicada, muito obrigado!.

Referências Bibliográficas

Periódicos
Jornal O RENOVADOR (Laguna)
Um basta ao silêncio e a inércia. O povo exige a presença, em 80, da TV Eldorado. Edição 59. 26 de julho de 1980. 
CARNEIRO, Márcio Matos. Coluna Contraponto. Edição 63. 23 de agosto de 1980.
SOMBRA. Coluna Bi-focando. Edição 64. 30 de agosto de 1980.
CARNEIRO, Márcio Matos. Coluna Contraponto. Edição 68. 27 de setembro de 1980.
SOMBRA. Coluna Bi-focando. Edição 69. 04 de outubro de 1980.
TVs que chegam à Laguna estão doentes. Será que caímos mais uma vez no esquecimento?. Edição 70. 11 de outubro de 1980
EFG [Eduardo F. Guedes]. Coluna Em Tempo. Televisão. Edição 75. 15 de novembro de 1980.
TV Eldorado não foi presente de Natal. Edição 80. 03 de janeiro de 1981
ALMA-NAK. Coluna É preciso saber que.... Edição 80. 03 de janeiro de 1981.
Para a TV Eldorado, Laguna ainda é cidade proibida. Edição 85. 07 de fevereiro de 1981.
Coluna Enfoque. Laguna terá mais um Canal de Televisão. Edição 90. 14 de março de 1981. 
Fim da novela: TV Eldorado virá mesmo!. Edição 91. 21 de março de 1981.
GUEDES, Eduardo F. Coluna Em TempoCá entre nós.... Edição 93. 04 de abril de 1981. 
Técnicos da TV Catarinense em Laguna. Edição 97. 02 de maio de 1981.
UNGARETTI, Jane. Coluna Sociedade. Edição 101. 30 de maio de 1981.
Enfim, tudo certo. Lagunense verá TV Eldorado na próxima semana. Edição 104. 20 de junho de 1981.
Finalmente, Laguna recebe imagens da Eldorado. Edição 105. 27 de junho de 1981. 
CARNEIRO, Márcio Matos. Coluna Contraponto. Edição 105. 27 de junho de 1981.
CARNEIRO, Márcio Matos. Coluna Contraponto. Edição 106. 04 de julho de 1981. 
FRANCFORT, Luiz. TV Eldorado diz que não interfere nos outros canais. Edição 110. 01 de agosto de 1981.
Comércio lagunense aplica em comerciais da TV Eldorado. Edição 190. 19 de março de 1983. 


Documentos Oficiais
BRASIL, Ministério das Comunicações. Departamento Nacional de Telecomunicações. Portaria número 208, de 24 de agosto de 1989. 

Audiovisuais
Programas ou reportagens de televisão
25 anos da TV no Sul. Memória 25 anos - A TV no Sul. Criciúma: RBS TV Criciúma, 2003. Série de reportagens de telejornal. 
"Uma vida dedicada aos meios de comunicação". Antônio Luiz. Depoimento/Entrevista à Mateus Mastella, João Zanini, Mayara Cardoso e Priscila Uggioni. Criciúma: WebTV - Satc Mídias, 2013.
---------------------------------
[Errata] O nome de Evaldo Stopassoli, foi grafado erroneamente como Edgar Stopazilli, agradeço o leitor Agilmar Machado pela correção.

2 comentários:

  1. O Primeiro programa do dia da estréia foi telejornal 9 Notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, este foi o primeiro programa e o pioneiro do gênero dos telejornais aqui no sul, o Nove Notícias, que, como indica o nome tinha exatamente nove notícias. Obrigado pela visita Douglas, volte sempre :)

      Excluir

Olá, leitor! Tem alguma coisa à dizer?
Seu comentário será sempre bem vindo!
Peço gentilmente que o autor do comentário se identifique.

Copyright © Blog As Mil e Uma Histórias de Laguna | Direitos Reservados à Luís Claudio Joaquim Abreu

Design original: Anders Noren | Editado por LUCLA